A Ignorância favorece a felicidade e apenas a sabedoria pode trazer a quietude
As crianças são facilmente felizes pois ignoram o mundo complexo e incoerente que as rodeia.
Mas à medida que vão crescendo e aprendendo, a felicidade vai escapando até que, mais tarde, torna-se num bem precioso quando antes era tão banal.
Alguns, com o avançar da idade, vão cultivando a sabedoria e entendendo que neste mundo recheado de injustiças, lutas de poder e sofrimento desnecessário, tudo faz parte da natureza humana mesmo que esta, seja autodestrutiva.
A sapiência ajuda-nos a transcender esta realidade e perceber que é também com esta dimensão que transcendemos, que crescemos, que conhecemos a nossa realidade mais profunda e que a podemos transformar.
Ao fazê-lo, alteramos a nossa percepção do mundo e passamos a ver o que antes não víamos, as pequenas flores silvestres, os polinizadores a contribuirem para a disseminação do reino vegetal, o casal idoso de mão dada no banco de jardim a admirar a vida e o amor partilhado, o milagre do sol que anima tudo o que nos rodeia...
Com a sapiência em expansão, entendemos o quão efémeros somos e o bom que isso representa.
Pois é efémera a nossa vida mas também o mal produzido por tantos.
É efémera a felicidade, a beleza e a vida, mas também a tristeza, o ódio, o sofrimento e a morte.
Tudo se sucede para manter algo de interminável, o ciclo da vida em que todos entramos nascendo e, inevitavelmente, morremos não fosse isso necessário para gerar vida novamente, mantendo assim o ciclo interminável...
#reflexões #pensamentos #alquimiainterna
Sem comentários:
Enviar um comentário