Ora questionar é, segundo o dicionário, por em discussão, discutir ou contestar.
Exige então reflexão, capacidade unica do ser humano, segundo o próprio.
Reflexão é o acto de ponderar, comentar, pensar
Partindo do principio que nós, Homens, temos Razão, e somos os únicos a tê-la; vamos então tentar entender até onde nos permitiu chegar a tão valorizada palavra, Porquê...
O porquê, questiona e exige, por parte do indivíduo, um acto refectivo de ponderação que permite efectuar uma possivel rectificação do problema em causa.
Ora isto leva a uma evolução, positiva ou negativa, racional.
Pois penso estarem de acordo, existe evolução irracional, intuitiva e instintiva; pois se assim não o fosse onde estariam todos os outros seres vivos discriminados pela consciência.
Ora esta característica permitiu ao Homem decidir o seu próprio rumo.
Hoje grande partes das alterações da nossa vida são causa de uma característica unica, a Reflexão.
Hoje o Homem vive em casas, tendo adquirido o seu conforto; tem meios de transporte que o permitem viajar em todo o mundo em tempo muito reduzido, coisa impossível à poucos séculos atrás; desenvolveu uma medicina puramente racional baseada no estudo científico, embora esta, a meu ver, continue sem apresentar resultados satisfatórios; desenvolveu meios de comunicação que o permitem entrar em contacto com o mundo inteiro sem ter estar fisicamente presente; desenvolveu uma sociedade complexa e interdependente com novas tarefas que nunca antes tinham existido.
Tudo isto é grande quando comparamos com, por exemplo uma formiga.
Vamos então estabelecer uma pequena comparação, se é que será possível fazê-la
Hoje o Homem possui todas estas coisas.
Na antiguidade pouco após o Homo Erectus e logo no início do Homo Sapiens (o Homem Sábio ou consciente) o que é que o Homem tinha?
- Vivia em pequenas comunidades
- Vivia em busca de comida (ainda hoje é a base da nossa vida, trabalhamos para nos poder-mos sustentar, ou seja, comer e ter um "tecto" onde morar),
- Desenvolvia técnicas de protecção que o permitiam viver com maior segurança (tal como nós, embora hoje a segurança existe para nos proteger-mos uns dos outros)
- Tratavam-se intuitivamente, e com substâncias existentes no meio onde viviam (Embora hoje esteja cada vez mais em voga a medicina tradicional ou natural, grande parte da população recorre a tratamentos com base na medicina sintétia e mecânica)
Faço agora uma pergunta a quem quizer participar.
Estamos bem como estamos? Estaremos no caminho certo? Será que a reflexão nos trouxe aquilo que precisavamos? Será que aquilo de que precisamos necessita reflexão?
Agradeço os vossos comentários
3 comentários:
Kant disse: "Quanto mais reflectiste e quanto mais trabalhaste, tanto mais viveste."...
Vou afastar-me um pouco da parte em que falas da evolução do Homem, o que o porquê nos permitiu conquistar e vou pegar apenas na tua pergunta:"Será que a reflexão nos trouxe aquilo que precisavamos?" e vou transformá-la em: "Será necessário reflectir sobre toda a realidade?"
Atrevo-me a responder, embora ache que não há uma resposta certa ou errada, mas sim diferentes percepções sobre o mesmo assunto que estamos a discutir...Por um lado a reflexão é necessária, para percebermos, decidirmos e mudarmos o rumo da nossa vida, porque todos temos curiosidade natural sobre determinadas coisas, ainda que mais ou menos desenvolvida...todos temos base de conhecimento, depois cabe-nos decidir desenvolvê-la ou não através da reflexão, que nos irá permitir evoluir enquanto seres humanos e perceber a realidade em que estamos inseridos...A reflexão permite-nos agir de determinada maneira e voltar atrás caso seja necessário, é a chamada mudança de direcção, permite-nos dar respostas a perguntas para as quais não temos resposta imediata…Mas também tenho a opinião que há coisas que não necessitam reflexão, há coisas que são assim porque são!!! Partindo do pressuposto aristotélico que diz que a natureza nada faz de modo mais difícil, há coisas que não necessitam de explicação lógica ou racional, há coisas que não se explicam! E quais são elas? Convido-te e a quem quiser a REFLECTIR sobre isso e pensar sobre aquilo que poderá fazer parte da natureza e da nossa realidade sem nos fazer perguntar porquê, porque nos faz sentir ou reagir de determinada forma...algo que exista sem nos inquietar, algo que não necessite ser racionalizado, algo inquestionável. Eu sei a resposta, espero que vocês também a encontrem.
Boas reflexões:)
O Absoluto...
O Céu e a Terra, Pai e mãe...
O Amor, a criação...
É para mim esta trindade (Céu, Terra e Amor) que é absoluta e não necessita ser racionalizada, apenas contemplada...
Terra, o centro o local onde tudo se passa, tudo se desenvolve, lugar divino onde a magia acontece. É através dela que nós existimos, através do ar que ela possui, da água que gera, da terra que nos nutre...
O Céu, é ele que fornece à Terra tudo o que falta para esta mostrar todo o seu potencial. É o pai que dá protecção à mãe, e que a ajuda na criação da Vida.
Amor é o que nasce com a Vida, é inexplicável, é uma força interior que apenas se sente e nao se vê, não se pode tocar nem ouvir. É algo que transforma tudo e todos, é silencioso e discreto, e no entanto sem ele nada faz sentido.
Sem Amor como poderia haver Céu E Terra como poderia haver harmonia?
Como explicar algo que não se vê, não se ouve e não se pode medir?
Talvez seja possivel, mas não através da ciência moderna...
Amor é Buda, Deus, o Tao, Amor é tudo e não é nada. Somos nós!
Se ele está em nós e no Universo, se ele é o tijolo da nossa casa e também o terramoto que a destrói, como podemos explicá-lo
Há que aceita-lo, senti-lo, vive-lo!!!
E aí passamos a conhecê-lo
Não há necessidade de explicar, não há que tentar convencer, ou converter... Temos de procura-lo e aí sim saberemos exactamente o que é!
O Amor, senti-lo e respirá-lo todos os dias em nós próprios e para com os outros...
Não temos de o procurar porque ele simplesmente acontece quando estamos preparados para sentir toda a sua grandeza...!
Às vezes a busca incessante de algo pode, inexplicavelmente, afastar o que procuramos...e não percebemos porquê...Talvez porque aquilo que realmente importa vem ter conosco quando menos esperamos e mais, quando a nossa alma, espirito e corpo estão prontos para o receber.
Porque a Natureza nada faz de modo mais dificil...
De mente aberta e sem preconceito ou qualquer tipo de restrição, ele concerteza aparecerá em cada um de nós. Só temos que ter os braços abertos para o receber. E ai sem reflexão, conheceremos o que de mais belo existe.
Enviar um comentário