sábado, 3 de maio de 2008

Conhecimento Interior - A minha perspectiva

Após uma pequena reflexão sobre algumas conversas que tive sobre conhecimento, a importância de conhecer o outro…depressa percebi e enraizei que a importância maior está em nós mesmos. E no conhecimento do Eu.

Não vou fazer uma tese sobre o que será isso da busca do Eu, mas sim partilhar convosco e com quem queira também deixar o seu testemunho, da tomada de consciência que tive sobre querer…
Querer conhecer-me mais profundamente e colocar-me á prova...

Muitas vezes criamos expectativas irreais em relação a nós mesmos e caímos nos mesmos erros vezes sem fim… deixamo-nos afectar por coisas que não têm assim tanta importância, reagimos impulsivamente quando também não havia necessidade disso...Talvez a raiz do problema esteja no facto de não nos conhecermos a nós próprios, as nossas limitações, o que temos de melhorar em nós e como…
Apercebemo-nos...e ao logo do tempo tentamos olhar para dentro, de forma a conhecer o melhor e pior, o que nos faz ficar tristes ou alegres, o que nos faz reagir ou não e porquê, e tantas outras coisas que fazem de nós o que somos…

Acho que só quando nos conhecemos realmente podemos e conseguimos atingir o grau de felicidade que todos aspiramos. Podemos ter dinheiro, casa, amigos, a pessoa que gostamos ao nosso lado…Mas…é connosco que temos que viver toda a vida! Mesmo quando estamos longe de tudo! Nós continuamos ali…

São as nossas limitações, as nossas virtudes, as nossas emoções e reacções que temos que conhecer! Porque só assim podemos ser nós na realidade e não na irrealidade que é fruto do desconhecimento…

A importância deste conhecimento a meu ver vai mais além…permite-nos, quando o alcançamos, mostrar o que de melhor há em nós e que estava coberto de pó! Porque não lhe dávamos uso! Porque não sabíamos que o tínhamos!!!

E quantas vezes paramos para pensar em tudo isto?
A meu ver e falando por mim, poucas. Ficando com a certeza de que isso já está a mudar, porque ganhando consciência de todas estas coisas, é impossível ficar indiferente.
Eu pelo menos não o consigo fazer…quero testar, quero aprender, quero ter experiências maravilhosas e outras não tão boas que servirão para emendar erros e corrigir-me enquanto pessoa. Sempre consciente de que sou um ser humano e que a perfeição é algo distante e quase inatingível.

Sem comentários: